BOLO DE LARANJA (METÓDO DIRETO)

BOLO DE LARANJA (METÓDO DIRETO)

A transição para este bolo de laranja começou com o bolo de mexerica da minha mãe. Substituições à parte e proporções alteradas…um bolo pra lá de gostoso.
 
O método é o direto, feito em duas etapas, onde fazemos a junção dos ingredientes líquidos aos secos – mais simples impossível! E por que tanta gente erra o clássico bolinho de liquidificador?! Bom, vou deixar a receita aqui com as dicas que faço questão de compartilhar com vocês.

BOLO DE LARANJA

(método direto)

Ingredientes:

  • 3 ovos médios / 165 g;
  • ½ + ⅓ xic de óleo / 175 g (milho, girassol ou canola);
  • ½ laranja com casca / 120 g*;
  • ½ laranja sem casca / 120 g*;
  • 1 + ⅔ xic de açúcar refinado / 300 g;
  • 2 ⅓ xic de farinha de trigo / 280 g;
  • 1 cs de fermento em pó / 12 g;
  • ¼ cc sal / 2 g

Modo de Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de furo central, aproximadamente 23 cm de diâmetro, com desmoldante ou manteiga polvilhada com farinha de trigo. Para este bolo usei o desmoldante Carlex Spray que é feito com óleo vegetal. Você pode untar com manteiga derretida usando um pincel de silicone para espalhar bem, mas deixe para polvilhar a farinha de trigo no momento de colocar a massa. Isso evita que a manteiga absorva a farinha formando aquela indesejável camada grossa sobre o bolo.
  2. Peneire e misture os ingredientes secos: farinha de trigo, fermento e sal.
  3. Corte a laranja na metade e retire as pontas. De uma metade mantenha a fruta com a casca -pese 120g. Da outra metade, retire a casca e separe a polpa. Você precisa de 120g de polpa de laranja. *É importante usar a balança para pesar a fruta, pois o tamanho pode variar.
  4. Coloque no copo do liquidificador os ovos, o óleo, as laranjas e o açúcar. Bata até obter um creme homogêneo. Coloque os líquidos primeiro para facilitar o processo.
  5. Vire a mistura na vasilha com os secos e incorpore bem. Fique tranquilo em misturar tudo de uma vez. O importante aqui é não bater a massa para não desenvolver o glúten da farinha. Talvez este seja o maior erro em bolos de método direto. Comece com o fouet para soltar os grumos e depois use uma espátula para agregar.
  6. Verta a massa na forma preparada e leve ao forno até dourar. No meu forno este bolo assa em 35 minutos, mas isso depende de cada equipamento.
  7. Espere o bolo amornar para retirá-lo da forma. Bolo quente quebra e bolo frio não desgruda. Na verdade existe uma chance maior disto acontecer. Esta forma que usei é da Nordic Ware e comprei fora do Brasil. Estas formas merecem um tratamento especial, pois retêm muito calor e precisam de um tempo maior para amornar. Muitas pessoas têm dificuldade em desenformar um bolo certinho, por isso veja se você não está sendo afoito demais para retirar o bolo da fôrma.

Dica: essa é uma massa com boa estrutura para receber frutas secas ou nuts (nozes, avelãs, castanhas…) Para isso corte tudo em pedaços pequenos e passe-os na farinha de trigo. Normalmente acrescento até 150 g. Deixe para colocar na massa pouco antes de virar na forma. Daí é só misturar e levar ao forno.

Até a próxima.
Beijos
Precisa de ajuda?