BOLO GELADO DE COCO

BOLO GELADO DE COCO

Diferentemente do bolo três leites, cuja receita vocês também encontram aqui no site, o bolo gelado de coco é tradicionalmente servido embrulhado em papel alumínio. Acredito que esse pacotinho deliciosamente úmido faça parte do imaginário infantil da grande maioria, não é mesmo?

O bolo tem preparo relativamente fácil e é feito com ingredientes simples. Mas atenção: o segredo aqui é o cuidado ao incorporar os ingredientes secos aos ovos batidos durante o modo de preparo. O resultado é uma massa de textura leve que, sem adição de gordura, consegue absorver toda a calda que será regada sobre o bolo ainda morno.

Capriche na qualidade dos ingredientes, prepare com a devida antecedência, siga as orientações de como cortar os pedaços da maneira correta e distribua pedaços de doçura por aí. Tenho certeza que vai ser sucesso entre adultos e crianças.

Ah! Adoro a ideia de servir o bolo gelado substituindo o tradicional bolo de aniversário. Abaixo a foto de uma montagem que fiz para o aniversário de 4 anos do meu filho Davi. Os quadrados de bolo foram parar dentro de um balde decorado que ficou no centro da mesa de aniversário. Uma ideia simples que vai de encontro à praticidade que buscamos em tempos de festinha em casa.

BOLO GELADO DE COCO

(método espumoso)

Massa:

(xic 240ml)

  • 1 + ⅔ xic de açúcar refinado / 300 g;
  • 5 ovos inteiros / 250 g;
  • 2 ⅓ xic de farinha de trigo / 280 g;
  • 1 cc de fermento em pó / 4 g;
  • 1 xic de leite integral / 240 g

Calda e finalização:

  • 1 lata leite condensado / 395 g;
  • 1 vidro de leite de coco / 200 g;
  • 1 ¼ xic de leite / 300 g;
  • coco desidratado (quanto baste)

Modo de Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 170 graus (temperatura média). Unte com farinha e polvilhe farinha de trigo sobre uma assadeira de aproximadamente 35 x 25 cm.
  2. Misture a farinha com o fermento. Reserve.
  3. Na batedeira, usando o globo, bata os ovos inteiros com o açúcar por uns 10 minutos em velocidade alta. O tempo é estimado, mas bata até triplicar de volume. O resultado é um creme amarelo clarinho.
  4. Retire a vasilha da batedeira e alterne a adição dos ingredientes secos com o leite. Lembre-se sempre de peneirar os secos no momento de misturar à massa. Mexa delicadamente, com o fouet ou espátula, até incorporar todos os ingredientes.
  5. Vire a massa na assadeira preparada e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. O tempo de forno é estimado. Se preferir faça o teste do palito no centro do bolo.
  6. Retire o bolo do forno, coloque a assadeira (não desenforme o bolo!) sobre uma grade e fure toda a superfície usando um palito de churrasco ou garfo. Deixe de lado enquanto prepara a calda.
  7. Misture todos os ingredientes da calda (não precisa levar ao fogo!) e vire sobre o bolo ainda morno. Vá devagar, caso contrário, a calda não será absorvida lentamente e poderá derramar na lateral da forma.
  8. Espere amornar, cubra o bolo com plástico-filme e leve à geladeira por 8 horas. Eu normalmente faço à noite e deixo na geladeira até o dia seguinte.

Montagem:

  1. Vire uma boa quantidade de coco ralado desidratado sobre um prato.
  2. Retire o bolo da geladeira e corte em quadrados ainda na assadeira.
  3. Passe cada pedaço do bolo sobre o coco ralado desidratado e embrulhe em papel alumínio.
  4. Mantenha na geladeira até o momento de servir.

Rende de 12 a 15 porções dependendo do tamanho dos quadrados.

Dicas importantes:

O bolo precisa estar gelado para ser cortado e passado no coco seco. Se fizer isso com o bolo morno o acabamento não será legal!!

Congelar o bolo pronto dentro da assadeira, já com a calda, é uma opção maravilhosa. Dessa maneira, após um tempinho em temperatura ambiente, conseguimos cortar os pedaços perfeitamente. Usar um molde ou cortador ajuda muito a manter o mesmo padrão no tamanho dos pedaços – além de manter um acabamento impecável!

Usar coco ralado desidratado é uma ótima opção ao coco fresco, pois aumenta a durabilidade do bolo. 

Beijos e até a próxima.

Precisa de ajuda?