BOLO DE COCO – SIMPLES E GOSTOSO!

BOLO DE COCO – SIMPLES E GOSTOSO!

Quando eu desenvolvo uma receita vou em busca do que desejo naquele momento. O sabor fica na minha cabeça e eu sempre me arrisco a combinar os ingredientes em busca do bolinho dos sonhos. No caso desse bolo foi assim…queria um bolo de coco simples, de sabor suave e sem texturas na massa. Partindo dessa ideia pensei em inverter a lógica da cobertura sobre o bolo colocando-a na base, dessa forma, eu levaria a textura do coco apenas para o detalhe, valorizando ainda mais a simplicidade do meu bolo. 

BOLO DE COCO

(xícara medidora 250ml)

Massa:

  • 200g de açúcar / 1 xícara chá;
  • 160g de manteiga sem sal;
  • 180g de ovos / 3 ovos grandes;
  • 250g de farinha de trigo / 1 1/2 xícara chá;
  • 200ml de leite de coco;
  • 50ml de iogurte natural desnatado;
  • 1g de sal / 1/4 colher chá;
  • 10g de fermento em pó / 2 colheres chá + 1/4 colher chá

Decoração:

  • 100g de chocolate branco;
  • Coco ralado (quanto baste)

Modo de Preparo:

  1. Unte uma forma de aprox. 23 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Bata bem a forma para retirar todo o excesso de farinha.
    Dica: para untar formas muito trabalhadas use a manteiga derretida e passe com o auxílio de um pincel. A farinha de trigo deve ser polvilhada sobre a forma poucos minutos antes da massa ser finalizada – isso evita que ela seja absorvida pela manteiga e forme uma casquinha grossa que pode, inclusive, fazer o seu bolo grudar na forma.
  2. Em uma vasilha peneire e misture todos os ingredientes secos: farinha de trigo, sal e fermento.
  3. Misture o leite de coco ao iogurte. Reserve.
  4. Junte o açúcar e a manteiga na batedeira e bata até obter um creme claro e fofo.
    Dica: a manteiga deve estar em temperatura ambiente ou macia ao toque. Essa é a etapa mais importante no método cremoso, onde incorporamos ar à mistura. Bata de 3 a 4 minutos, não mais do que isso.   
  5. Acrescente os ovos levemente batidos em duas adições.
    Dica: bater levemente os ovos facilita que eles se incorporem à mistura e que sejam facilmente absorvidos. Quando aprendemos que a única etapa que precisamos bater o bolo é na aeração da manteiga com o açúcar fica mais fácil entender que todo o resto precisa ser rápido e eficiente. Essa é a justificativa para colocarmos os ovos em duas adições e não um a um.
  6. Alterne a adição dos ingredientes secos com os líquidos.
    Dica: comece pelos secos, líquidos, secos, líquidos e finalize com os secos. Esse processo pode ser feito na batedeira, desde que em velocidade baixa. Caso a sua batedeira seja muito potente, opte pelo processo manual. Bater demais a farinha desenvolve o glúten, e o que não queremos aqui é uma massa pesada.
  7. Você pode acrescentar até 200g de framboesas ou mirtilos à massa antes de colocar na assadeira. O resultado é maravilhoso.
  8. Vire a massa na forma e leve ao forno por cerca de 30 minutos.
    Dica: esse é um tempo aproximado e que pode variar com o tipo de forno.
  9. Espere esfriar para desenformar e vire sobre uma grade para resfriar.
  10. Derreta o chocolate em banho-maria, ou no microondas. 
    Dica: o chocolate deve ser derretido e temperado, ou seja, precisa receber o choque térmico para ficar firme após resfriado. Caso não tenha prática nessa técnica use um chocolate fracionado. Quero ressaltar que a qualidade do chocolate, bem como a de todos os ingredientes, é extremamente importante para um resultado final surpreendente.
  11. Usando um pincel macio, ou uma colher pequena, passe o chocolate na base do bolo contornando toda a sua volta.
  12. Com o chocolate ainda úmido cole o coco ralado.
    Dica: use uma colherinha, ou as próprias mãos, para colar o coco ralado. Só não deixe o chocolate endurecer antes de fazer isso, caso contrário, o coco não vai fixar. Eu usei uma assadeira sob a grade para não fazer muita sujeira. 
  13. Espere o chocolate endurecer antes de servir o bolo.
Precisa de ajuda?